domingo, 13 de maio de 2012

VIK MUNIZ

Vicente José de Oliveira Muniz, mais conhecido como Vik Muniz, 50 é um artista plástico, fotógrafo e desenhista brasileiro muito conhecido no exterior, onde vive desde os 23 anos.
     Começou a trabalhar com arte fazendo esculturas e depois incorporou a fotografia em seus trabalhos, sempre registrando suas obras."Comprei minha primeira câmera apenas aos 27 anos", conta. Boa parte dela são desenhos criados com materiais diversos como arame, açúcar, chocolate, doce de leite, catchup, poeira e sucata.
     Seu processo de trabalho consiste em compor as imagens com os materiais, normalmente instáveis e perecíveis, sobre uma superfície e fotografá-las. Nessas séries, as fotografias em edições limitadas, são o produto final do trabalho. Sua obra também se estende para outras experiências artísticas como earthworks e as questões envolvidas no registro dessas criações.


Exposição Vik Muniz

sábado, 5 de maio de 2012

BREVE HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA

      Para chegar até a foto digital muitas transformações aconteceram ao longo do tempo. E a criação final não pode ser considerada obra de uma pessoa só. Diversos sábios e pesquisadores foram somando conceitos até chegar ao que conhecemos hoje como foto. A começar por Leonardo Da Vinci por volta de 1558 quando usava a câmera escura, que foi a base da invenção da fotografia, usada para o registro de imagens.
       Um personagem importante foi Ângelo Sala, em 1604 descobriu que um composto de prata ficava escuro quando exposto ao sol. Johann Heinrich Schulze descobriu que tal substância prata era halógena que se convertera em prata metálica.
 
câmera escura



       A PRIMEIRA FOTOGRAFIA

        A primeira fotografia, surgiu em 1826 quando o francês Joseph Nicéphore Niépces reproduziu uma imagem numa placa feita de estanho com um derivado de petróleo fotossensível. Com técnicas primárias, a imagem precisou ficar exposta à luz solar por oito horas para ter o resultado final, que foi chamado de heliografia.

1ª fotografia - heliografia

         Outro nome foi Daguerre que produziu efeitos visuais denominados diorama, e foi a partir disso que Daguerre e Niépce passaram a se corresponder firmando sociedade. Mas depois da morte de Niépce, Daguerre descobre um processo à base de vapor de mercúrio reduzindo o tempo de revelação das imagens de horas para minutos, chamado de daguerreotipia considerado um grande avanço para a fotografia.

          Em 1839 o britânico Willian Talbot realizava pesquisas com papéis fotossensíveis e enviou seus trabalhos a Royal Institution e à Royal Society garantindo que suas descobertas fossem creditadas a ele.Desenvolveu um processo, até então novo, chamado de calótipo. com papéis revestidos com cloreto de prata que em contato com outro papel produziria mais uma imagem. Este é um processo idêntico ao que se usa hoje, produzindo um negativo onde é possível fazer cópias posteriores das imagens.
Calótipo

            A partir de 1888 é que de fato a fotografia se popularizou surgindo empresas como a Kodak, abrindo portas para que todos pudessem tirar suas fotos com máquinas e os rolos de filmes. Primeiramente surgindo em preto e branco e depois os filmes coloridos, com melhorias também na qualidade, no foco e na rapidez da revelação.
          Mas a grande transformação na história da fotografia estava por vir no final do Século XX com a digitalização. A foto digital superou todas as expectativas, reduzindo custo, acelerando a produção, facilitando o armazenamento e visivelmente dando alta qualidade às imagens.

1ª  kodak



  

quarta-feira, 2 de maio de 2012

YANN ARTHUS BERTRAND

     YANN ARTHUS BERTRAND ESTÁ EXPONDO SEU TRABALHO NO RIO DE JANEIRO DURANTE EVENTO RIO MAIS 20! SÃO FOTOS QUE MOSTRAM O MUNDO VISTO DO ALTO!

Yann Arthus-Bertrand (Paris13 de março de 1946) é um fotógrafojornalistarepórter e ambientalista francês. Ele nasceu de uma família de renomados joalheiros, fundada por Claude Arthus-Bertrand e Michel-Ange Marion. Sua irmã Catherine é um de seus colaboradores mais próximos. Ele se interessou pela natureza e pela vida selvagem ainda na infância.
Originalmente sua especialidade era a fotografia de animais, mas logo a fotografia aérea mudou seu rumo; fez fotografias ao redor do mundo. Publicou mais de 60 livros com suas fotografias feitas em helicópteros e balões. Seu trabalho foi publicado várias vezes na Revista National Geographic e exibido em diversos países.
Arthus-Bertrand é um membro da "Académie des Beaux-Arts de l'Institut de France".
Uma de suas fotos mais conhecidas é a de um manguezal com forma de coração na Nova Caledônia, que foi utilizada como capa para sues livros The Earth from the air e The Earth from above.
FONTE: WIKIPEDIA




















DORA MAAR


     
DORA MAAR ( 1907-1997)

       Dora Maar, pseudônimo de Henriette Theodora Markovitch, foi uma fotógrafa e pintora francesa, mais conhecida por ter sido amante e musa de Pablo Picasso por cerca de nove anos.
Ela conheceu o pintor em janeiro de 1936, quando tinha 29 anos e, ele, 54. Àquela altura, já era uma fotógrafa conhecida, e as fotos que fez de Picasso pintando Guernica, uma das suas obras-primas, ampliaram ainda mais sua exposição no mundo das artes.
Seu trabalho traz muito do Surrealismo. Um par de sapatos caminhando sem dono pela praia, pessoas andando pelas paredes, criaturas fantásticas e outras imagens oníricas fazem parte da obra que consolidou ao longo de sua carreira.
Fonte:zupi.com.br/site











DICAS PARA UMA BOA FOTOGRAFIA  
Segure a câmera com firmeza
Uma mão sem firmeza apertando o botão disparador da câmera produzirá uma foto tremida. Segure firmemente a câmera com as duas mãos. Mantenha os braços junto ao corpo para dar maior firmeza. Aperte suavemente o botão disparador. As fotos sairão nítidas.





Aproxime-se do assunto
Quando em dúvida, aproxime-se do assunto que você vai fotografar (atenção para a distância mínima recomendada no manual da sua câmera). Aproximar-se do assunto é, provavelmente, o passo mais importante para se obter boas fotos. Tente fazer com que a sua foto diga: "este é o meu assunto". Preencha um terço ou mais da área da foto com o assunto que você escolheu para fotografar.




Escolha um fundo neutro e simples
Olhe através do visor de sua câmera e examine o cenário de fundo antes de pressionar o botão disparador. Movimente-se até eliminar tudo aquilo que possa desviar a atenção do assunto de sua foto. Experimente escolher como fundo o céu, a água ou a grama.




Mantenha as pessoas entretidas 
Fotografe pessoas entretidas em seus ambientes naturais. Mostre uma criança brincando com sua bicicleta, ou um adulto esculpindo um objeto, etc. Converse com elas para mantê-las à vontade. Pergunte o que estão fazendo. Agindo assim, você fará com que elas fiquem relaxadas em atitudes espontâneas e sem fazer pose.




Componha um cenário 
Estude a cena de sua foto. Coloque o assunto principal afastado do centro da fotografia. Ao fazer fotos de paisagens, acrescente algumas linhas acentuadas como uma estrada, cerca ou curso de um rio que direcionem a atenção para o assunto principal da foto.




Observe a luz
A iluminação tem uma influência decisiva em sua foto. Estude a luz antes de tirar a fotografia, como os tons dourados de um amanhecer ou pôr-do-sol. Verifique como a direção da luz afeta o assunto: luz frontal (o sol atrás de quem está fotografando), para obter fotos brilhantes e nítidas; iluminação por trás (o sol por trás do assunto), para criar silhueta; iluminação lateral (o sol iluminando um dos lados do assunto) para mostrar a textura do assunto.




Escolha um ângulo diferente
Movimente-se até encontrar o ângulo para tirar a foto. O simples fato de você se curvar, esticar ou abaixar pode melhorar bastante suas fotos. Comece com a escolha de ângulos diferentes. Ajoelhe-se ou deite-se no chão para mostrar flores no primeiro plano. Ou, então, fotografe do alto (da janela do segundo andar de um prédio, por exemplo) para mostrar os desenhos de uma calçada.




Congele a ação
O movimento está em toda parte, um "skatista" fazendo piruetas no ar e se apoiando em uma das mãos, ou uma gaivota sobrevoando e mergulhando no mar. Para câmeras com velocidades do obturador ajustáveis, use um filme de alta sensibilidade, como o KODAK ISO 400, e a velocidade ajustada para 1/500 ou 1/1000 de segundo a fim de "paralisar a ação". Pressione o botão disparador um pouquinho antes do ponto culminante do movimento.




Capture sentimentos
Por que fotografamos alguma coisa? Geralmente porque nos interessa fotografar tudo aquilo que faz as pessoas se sentirem felizes ou até mesmo tristes. Ao fazer uma foto, tente captar seu próprio sentimento.




Faça experiências
Regras, regras, sempre regras. Ao fotografar, tenha sempre em mente que você está sob o controle de uma série delas. Desobedecer as regras, contudo, pode levar a uma foto bastante original. Aquela que faz você dizer em alto e bom som: "esta é minha foto preferida".

FONTE: SITE KODAK

Como escrever com luz usando uma máquina fotográfica


 Quem tiver uma câmera digital pode tentar fazer estas fotos de luz! Bem legal!

terça-feira, 1 de maio de 2012

PROJETO UCA





UCA - Um Computador por Aluno

         Trabalho na EMEF Vila São Jorge, Portão -RS, e esta escola foi contemplada com o Projeto UCA. Estamos em formação e descobrindo as possibilidades deste notebook que cada aluno e professor recebeu.
           A escola tem internet wireless em todas as salas e os notes estão na sala para utilizarmos no momento que necessitarmos.
         Nas aulas de Artes pretendo utilizar a webcam CHEESE que já vem instalada no note. Este ano foi mudado o sistema para o Ubuntu com o qual ainda não estamos familiarizados. Ano passado era outra webcam, portanto precisamos desvendar este novo aplicativo. 
           Estou disponibilizando um pequeno roteiro que escrevi para que os alunos explorem o recurso e tirem suas dúvidas. O roteiro está em uma página do blog e poderá ser acessado pelos alunos.
             Abaixo vídeo feito pela supervisora Márcia no dia da Família na escola. Neste dia os pais puderam conhecer o notebook de seus filhos, tiraram fotos e deram seu depoimento sobre o Projeto.